quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Educação do séc XXI

EDUCAÇÃO DO FUTURO  

                                                                                * Moacir Gadotti

Iniciamos este texto procurando situar o que significa “perspectiva”. Sem pretender fazer qualquer 
exercício de futurologia. No sentido de estabelecer pontos para o debate, gostaríamos de apontar 9
agora algumas categorias em torno da educação do futuro. Elas indicam o surgimento de temas com 
importantes conseqüências para a educação. 
As categorias “contradição”, “determinação”, “reprodução”, “mudança”, “trabalho”, “práxis”, 
“necessidade”, “possibilidade”, aparecem freqüentemente na literatura pedagógica contemporânea, 
sinalizando já uma perspectiva da educação, a perspectiva da pedagogia da práxis. Essas categorias 
tornaram-se clássicas na explicação do fenômeno da educação, principalmente a partir de Hegel e 
de Marx. A dialética constitui-se, até hoje, no paradigma mais consistente para analisar o fenômeno 
da educação. Podemos e devemos estudá-la e estudar todas as categorias acima apontadas. Elas não 
ajudam muito na leitura do mundo da educação atual. Elas não podem ser negadas ou desprezadas 
como categorias “ultrapassadas”. Mas também podemos nos ocupar mais especificamente de outras, 
ao pensar a educação do século XXI, categorias nascidas ao mesmo tempo da prática da educação e 
da reflexão sobre ela. Eis algumas delas, a título de exemplo. 

1ª) Cidadania. O que implica também tratar do tema da autonomia da escola, de seu projeto 
político-pedagógico, da questão da participação, da educação para e pela cidadania. A partir dessa 
categoria podemos discutir particularmente o significado da concepção de escola cidadã e de suas 
diferentes práticas. Educar para a cidadania ativa tornou-se hoje projeto e programa de muitas 
escolas e de sistemas educacionais. 

2ª) Planetaridade. A Terra é um “novo paradigma” (Leonardo Boff). Que implicações tem essa 
visão de mundo sobre a educação? O que seria uma ecopedagogia (Francisco Gutiérrez) e uma 
ecoformação (Gaston Pineau)? O tema da cidadania planetária pode ser discutido a partir dessa 
categoria. 

3ª) Sustentabilidade. O tema da sustentabilidade originou-se na biologia, passando pela economia 
(“desenvolvimento sustentável”), pela ecologia, para inserir-se definitivamente no campo da 
educação: educar para uma educação sustentável. O que seria uma cultura da sustentabilidade? Esse 
tema deverá dominar muitos debates educativos nas próximas décadas. O que estamos estudando 
nas escolas? Não estaremos construindo uma ciência e uma cultura que servem para a degradação e 
para a deterioração do planeta?

4ª) Virtualidade. Esse tema implica toda a discussão atual sobre a educação a distância e o uso dos 
computadores nas escolas. A informática associada à telefonia nos inseriu definitivamente na era da 
informação. Quais as conseqüências para a educação, para a escola, para a formação do professor e 
para a aprendizagem? Conseqüências da obsolescência do conhecimento. Como fica a escola diante 
da pluralidade dos meios de comunicação? Eles nos abrem os novos espaços da formação ou irão 
substituir a escola? 

5ª) Globalização. O processo da globalização está mudando a política, a economia, a cultura, a 
história... Portanto, também a educação. É um tema que deve ser enfocado sob vários prismas. A 
globalização remete também ao poder local e às conseqüências locais da nossa dívida externa global 
(e dívida interna também, a ela associada). O global e o local se fundem numa nova realidade: o 
“glocal”. O estudo desta categoria nos remete à necessária discussão do papel dos municípios e do 
“regime de colaboração” entre união, estados, municípios e comunidade, nas perspectivas atuais da 
Educação Básica. Para pensar a educação do futuro, precisamos refletir sobre o processo de 
globalização da economia, da cultura e das comunicações.

6ª) Transdisciplinaridade. Embora com significados distintos, certas categorias como 
transculturalidade, transversalidade, multiculturalidade e outras como complexidade e holismo 
também indicam uma nova tendência na educação que será preciso analisar. Como construir 10
interdisciplinarmente o projeto pedagógico da escola? Como relacionar multiculturalidade e 
currículo? É necessário realizar o debate dos parâmetros curriculares. Como trabalhar com os 
“temas transversais”? O desafio de uma educação sem discriminação étnica, cultural, de gênero. 

7ª) Dialogicidade, dialeticidade. Não podemos negar a atualidade de certas categorias freireanas e 
marxistas, isto é, a validade de uma pedagogia dialógica ou da práxis. Marx, em O capital, 
privilegiou as categorias hegelianas “determinação”, “contradição”, “necessidade”, “possibilidade”. 
A fenomenologia hegeliana continua inspirando nossa educação e deverá atravessar o milênio. A 
educação popular e a pedagogia da práxis deverão continuar como paradigmas válidos para além do 
século XXI.
Disponível em:
 http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espacopraxispedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/desafios%20para%20a%20era%20do%20conhecimento.pdf

9 comentários:

  1. Muito bem pela colocação Bia, hoje em dia é preciso estimular os jovens a desenvolverem responsabilidade e autonomia. O mundo em que vivemos exige isso. Mas o fazemos de forma lúdica, utilizando ferramentas tecnológicas. Falamos de um jovem que é preparado para se tornar protagonista da sua vida, uma pessoa proativa, capaz de ser um transformador social.

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  2. Adorei seu blog e sua colocação Bia. Diariamente enfrentamos desafios diversos na educação, precisamos nos adaptar e enfrentar os diversos obstáculos atuais, transformar nossas crianças, e educar formando cidadãos críticos e reflexivos!

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  3. Oi Bia, gostei da sua postagem, pois a reflexão sobre a educação é primordial no processo ensino aprendizagem que está em constante mudança. Como professores precisamos pensar e repensar todos os dias sobre a atuação em relação ao aluno e o mundo que está inserido. Bjsss Adri

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  4. olá Bia, parabéns gostei do seu blog, pois nós educadores precisamos enfrentar esses desafios que a educação nos proporciona, e trabalhar em cima deles para formar alunos críticos capazes de transformar o mundo. Beijos.

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  5. Ótima escolha, com certeza Beatriz, esse livro é leitura fundamental para a formação s professores, enquanto leitores, profissionais da educação, e cidadãos que anseiam uma mudança de postura e acreditam que a educação é uma das, se não fora aúnica ferramenta de se conseguir isso.

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  6. Ótima temática, pois no mundo em que vivemos onde a sociedade está em constante transformação seja ela econômica, social ou política, requer uma reflexão sobre o papel da educação neste novo contexto que a cada dia impõe mais desafios ao educador. Pois quando a sociedade muda, automaticamente muda -se também a educação, necessitando de melhor aperfeiçoamento e capacitação por parte dos professores.

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  7. Parabéns pelo blog Beatriz. Acredito que o tema proposto é hoje um grande desafio para os educadores, pois inserir todas essas categorias na prática da sala de aula não é tarefa fácil, exigi uma grande capacitação por parte dos docentes. Porém, temos que ter a consciência que realmente estas categorias fazem toda a diferença na educação e que precisamos inseri-las no cotidiano dos alunos. Abraços!

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  8. Parabéns pela sua temática! Pois atualmente com os diversos desafios que se encontra nas escolas diariamente, o professor necessita estar preparado para essas situações, e pensar e repensar todos os dias a sua prática.

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  9. Parabéns pelo tema do seu Blog! pois a educação hoje em dia vivencia diversos desafios, é preciso que os educadores estejam preparados para enfrentar essas situações, proporcionando aos alunos uma educação de qualidade e acessível a todos.

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